quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Highway Wilding: Monitorização e Investigação dos Atropelamentos da fauna selvagem nas Montanhas Rochosas canadenses

Logotipo do projeto sob atropelamentos nas Montanhas Rochosas
O projeto HighwayWilding trata de oferecer soluções que reduzam os conflitos existentes entre as vias de comunicação terrestres, conservação da vida selvagem, e a conectividade da paisagem a grande escala.

O objetivo do projeto é reunir a necessária informação científica e desenvolver ferramentas adequadas para a gestão dos ecossistemas e a manutenção da conectividade, através das vias de comunicação, a grande escala, assegurando a manutenção de dita conectividade ante a mudança climática.

Este ambicioso projeto levou a cabo diversos estudos da mobilidade da fauna através das estradas e autoestradas, incluindo a monitorização de espécies como ursos, glutões, salamandras, ..., obtendo grande quantidade de informação de utilidade, tanto científico-técnica, cuja relação pode-se consultar neste link; como divulgativa, da que voltaremos a falar no futuro neste blogue.



Alce perto duma passagem de fauna. Fte: HighwayWilding
O estudo científico acompanhou-se de intervenções com o objeto de reduzir os atropelamentos, chegando a se instalar, no ano 2013, 166 quilómetros de cerco perimetral nos 83 km da Autoestrada Transcanadense que atravessa o Parque Nacional de Banff, evitando a entrada na autoestrada de fauna e as reorientar para as 45 passagens de fauna construídos ao longo da mesma autoestrada. A monitorização destas passagens de fauna, dos que se desenharam cinco modelos diferentes, detectou mais de duzentos mil eventos de cruze de grandes mamíferos, pertencentes a 11 espécies, tão só no verão de 2011.

A instalação destas estruturas em Banff, cercos e passagens de fauna, supôs uma redução do 80 % das colisões com grandes mamíferos, atingindo a redução de atropelamentos um 95%  no caso de ungulados como os veados, wapitíes ou muflões.

 Desenho dumha passagem de fauna no P.N. de Banff Fte:HighwayWilding

Na divulgação do projeto, entre o material educativo desenvolvido, destaca o excelente documentário, de 22 minutos de duração, no que nos contam alguns dos estudos e resultados obtidos, e que podem ver a seguir em versão original, ainda que é possível a ativação das legendas em espanhol ou português.

Não deixem de ver!


Sem comentários:

Enviar um comentário