quarta-feira, 12 de março de 2014

Reduzindo os atropelamentos: Passagens de fauna

A finalidade de projetos como a RISFA é reduzir o número de atropelamentos  de fauna, o que não é so uma vantagem  para a biodiversidade,  mas também para a seguridade das pessoas que usam a estrada.

Uma de várias medidas que podem ser utilizadas na redução do risco de atropelamento de fauna, é a instalação de passagens de fauna, lugares por onde a fauna  pode atravessar sem perigo, quer passagens elevadas, quer passagens subterrâneas, e que podem apresentar  e que podem dispor de certos chamarizes como pontos de água (bebedouros)  a fim de aumentar a possibilidade de que os animales se aproximem para eles, em vez de atravessarem a estrada por locais máis perigosos.

Tais medidas deviam  de se integrar  na concepção original da estrada, pois o cerco perimetral não é inteiramente eficaz, como não o é outro nenhum, e precisa uma manutenção que nem sempre é  respeitada, como o demonstra o facto de ainda existirem atropelamentos de grandes mamíferos em rodovias e auto-estradas que  podem supor un  risco grave para os motoristas.

Por conseguinte, para a minimização de atropelamentos não basta estabelecer uma única medida preventiva, senão que devem ser implementadas medidas complementares que contribuam verdadeiramente para reduzir os acidentes significativamente. Na España,os exemplos  de passagens de fauna não são tão frequentes como deviam, contudo, há alguns que, com maior ou menor sucesso, contribuem para reduzir este risco nas estradas. Um exemplo desta  classe de passagens, e dos seus efeitos,  é mostrado no seguinte vídeo do CanalMadrid, sobre a M-501 en Madrid.



Estas passagens de fauna mesmo contribuem para a manutenção da diversidade genética o permitirem o fluxo de indivíduos entre as populaçõesde um lado e de outro da estrada, como aponta  unm estudo da Universidade Estatal de Montana, no que compara a genética dos ursos grizzly e ursos pretos nos cruzamentos das estrada das en las Montañas Rochosas canadianas.
O vídeo seguínte mostra alguns dos ursos objecto de estudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário